Torneio Arremesso de Celular no Paraná

 Com o objetivo de estimular o descarte adequado do lixo eletrônico e aliar esporte, sustentabilidade e boa ação, em sua décima edição, o Torneio Sul-Americano de Arremesso de Celular acontece no Gramadão, em Foz do Iguaçu, no Paraná, em 1º de outubro de 2017.  
 Foto: Adenésio Zanella

 Chegar Cedo

 O evento faz parte das comemorações de aniversário da Segurança Empresarial de Itaipu (criada em 3 de outubro).

 Segundo os organizadores, é necessário chegar cedo para não perder a chance de arremessar seu celular. "O movimento no Gramadão aumenta no final da tarde. Muita gente vinha ao final, em outros anos, e nem sempre conseguia participar", fala Gabriel Campos Neto, da Segurança Empresarial de Itaipu e organizador do torneio.

 A parte da manhã é mais tranquila e concentra as ações paralelas, como o 4º Mutirão da Saúde, das 8h às 13h.

  No momento da inscrição, os participantes devem doar dois quilos de alimentos não perecíveis.

 "Já batemos nosso recorde de arrecadação de alimentos e acreditamos que é possível ultrapassar outras marcas, como o arremesso mais distante e o número de participantes.", diz Gabriel Neto.

  As atrações do Gramadão começam às 8 horas, mas o horário dos arremessos é das 10h às 16h, com participação por ordem de chegada e cada pessoa tem direito a até dois arremessos; as premiações serão entre 17h e 18h; celulares quebrados ou sem uso são as matérias-primas para os competidores da disputa, no Gramadão da Vila A, em Foz do Iguaçu -PR.

 São quatro categorias: masculino juvenil (até 12 anos), masculino adulto, feminino juvenil e feminino adulto. O participante recebe uma camiseta ou um boné e pode levar para casa uma muda de árvore nativa da região.


Premiações

 As premiações incluem hospedagem em hotéis do município, passeios turísticos em Foz do Iguaçu (como sobrevoo sobre as Cataratas do Iguaçu), opções gastronômicas, ingressos para o cinema e outros presentes cedidos por comerciantes locais.

 O prêmio principal, uma viagem para Maceió com direito a acompanhante, será concedido apenas para quem quebrar o recorde do torneio, de 102,03 metros. Se ninguém ultrapassar esta marca, o pacote de viagem será sorteado entre todos os inscritos.

Atrações 

 Durante o evento no Gramadão, ocorrerão outras atrações como: exposição de grupos de colecionadores de carros antigos e uma mostra de paramotores.

 Profissionais da Polícia Ambiental e do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) estarão no local para orientar a população sobre vários assuntos. A Regional de Saúde promoverá exames de HIV, sífilis, hepatite, pressão arterial, diabetes e glicemia no Mutirão da Saúde.

Descarte Ambientalmente Correto 

 Os aparelhos eletrônicos antigos serão recebidos em um posto no local, com a garantia de descarte ambientalmente correto no 7º Mutirão de Coleta de Resíduos Eletrônicos. Em todas as suas edições, o torneio recolheu 28 toneladas deste tipo de resíduo, considerado nocivo à natureza se depositado em aterros sanitários comuns.  

Boa ação

 O torneio já tem confirmada a doação de mais de 11 toneladas de alimentos, previstos para serem repassados por empresas parceiras da iniciativa. Pessoas físicas também podem contribuir para aumentar este número. No decorrer do evento, um posto receberá doações individuais de alimentos (para quem participar dos arremessos, a entrega de 2 kg é obrigatória).

 As contribuições serão distribuídas para 24 entidades em Foz do Iguaçu (20), Santa Terezinha de Itaipu (3) e Ciudad del Leste (1). Desde 2008, o evento arrecadou mais de 42 toneladas.


A Itaipu

Com 20 unidades geradoras e 14.000 MW de potência instalada, a Itaipu Binacional é líder mundial na geração de energia limpa e renovável, tendo produzido, desde 1984, mais de 2,4 bilhões de MWh. Em 2016, a usina retomou a liderança mundial em geração de energia, com a marca de 103.098.366 MWh gerados. A hidrelétrica é responsável pelo abastecimento de 17% de toda a energia consumida pelo Brasil e de 76% do Paraguai.

Fonte:
Itaipu Binacional
http://www.itaipu.gov.br

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Desenhos Colorir Emojis